Com uma jogabilidade elegante, Ticket to Ride pode ser aprendido em 3 minutos, enquanto provê aos jogadores estratégia e decisões táticas todo turno. Jogadores compram cartas de vários tipos de vagões, que devem ser usadas para reivindicar rotas de trens na América do Norte. Quanto maiores as rotas, mais pontos elas valem. Pontos adicionais são dados aqueles que completam os Bilhetes de Destino que conectam as cidades. E o jogador que construir a rota continua mais longa, também ganhara pontos de bônus.
“As regras são simples o suficiente para escrever em um bilhete de trem – cada turno você pode : comprar mais cartas, reivindicar uma rota ou pegar Bilhetes de Destino adicionais” diz o autor de Ticket to Ride, Alan R. Moon. “A tensão vem de ser forçado entre balancear a ganância, colocando mais cartas em sua mão, e o medo, perdendo uma rota crítica para um rival.”
Ticket to Ride continua a tradição da Days of Wonders em jogos de tabuleiro, trazendo ilustrações e componentes de alta qualidade, incluindo : um grande tabuleiro com o mapa dos Estados Unidos, 225 trens customizados, 144 cartas ilustradas, e marcadores de pontos de madeira.